Sementes Plantadas




  • CURSO DE LIBRAS BÁSICO I E II – FACULDADE 2 DE JULHO/ 2016





  • CIRCUITO DO SABER - FACULDADE OLGA METTIG / 2014






FÓRUM DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DOS POVOS INDÍGENAS DA BAHIA - 2014 / NA ALDEIA TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA






  • TURMA CURSO DE LIBRAS BÁSICO I - NA UNEB / 2013 - 2014











  • REUNIÃO COM OS INDÍGENAS DA BAHIA PARA TRATAR SOBRE O FÓRUM DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DOS POVOS INDÍGENAS DA BAHIA - FEIPIB 2014 (Em 25 de Abril de 2014)
 
É uma honra, para mim, mais uma vez, fazer parte da Comissão Organizadora do FEIPIB. Um evento articulado entre Secretaria Estadual de Educação (Coordenação de Educação Especial e Coordenação Indígena), a Universidade Estadual da Bahia (PROGEI - Programa de Educação Inclusiva) e os Povos Indígenas da Bahia. 




Da esquerda para direita: Diana (índia Pataxó de Coroa Vermelha), Rosilene (índia Tupinambá de Olivença), Sadraque (índio Pataxó do Prado), Flávio (índio Kaimbé), Liliane Duques e Frederika Bemfica (Técnica da Coordenação Indígena).


Da direita para esquerda: Tatiane (índia Tuxá de Rodelas), José Luis (índio Xucuru-Kariri de Glória).




  • II FÓRUM DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DOS POVOS INDÍGENAS DA BAHIA - FEIPIB - 29 e 30 de Outubro de 2013 

Eu tive a honra de fazer parte da Comissão Organizadora do FEIPIB. Um evento articulado entre Secretaria Estadual de Educação (Coordenação de Educação Especial e Coordenação Indígena), a Universidade Estadual da Bahia (PROGEI - Programa de Educação Inclusiva) e os Povos Indígenas da Bahia. 
Fiz amigos, conheci realidades, seres humanos incríveis na defesa de seus Direitos.


Na mesa de abertura, temos: a Coordenadora de Educação Especial na Bahia, Profª. Patrícia de Jesus; a Coordenadora da Educação Indígena, Profª. Rosilene Cruz de Araújo; a vice-reitora da UNEB e o índio Pataxo Hã Hã Hãe Paulo Titia.







  • CURSO DE LIBRAS EM SENHOR DO BONFIM/BA - 10 a 14 de Maio de 2010
Esta turma foi muito especial para mim (como todas), mas neste período, eu estava grávida, com quatro meses. Enjoada, "chata" e viajei por amor ao que faço, e a turma me recebeu tão bem, me deram total carinho e atenção, até hoje tenho as lembranças que me deram.....
Um beijo enorme a todos vocês, espero que tenham continuado os estudos em Libras, qualquer coisa, estou aqui pessoal.








  •            PALESTRA QUE FIZ SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS NA CHAPADA/ BA - 01 de Fevereiro de 2010




  • CURSO DE LIBRAS EM PAULO AFONSO/BA - 26 a 29 de Outubro de 2009


Paulo Afonso.............terra linda. Foi uma semana muito proveitosa, turma muito boa, até hoje, guardo a camisa que recebi de vocês. Espero que outras formações em Libras tenham chegado até vocês.
Beijos saudosos! Estou aqui, se precisarem.





  • FUI CONVIDADA A IMPLANTAR A PRIMEIRA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL DA REDE ESTADUAL EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS/BA, NO COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO DA CONCEIÇÃO MENEZES - 10 de Junho de 2008

Como tudo aconteceu......................

O Coordenador de Educação Especial do Estado da Bahia, na época, Profº. João Prazeres, comentou comigo a situação triste que estava a Educação Inclusiva no interior da Bahia, particularmente Santo Antônio de Jesus (SAJ), que os surdos não tinham um "norte"....

Ao chegar em casa, pensei, vou para SAJ, vou ajudar os surdos de lá e implantar a Sala de Recurso. Quando comuniquei isto ao Profº. João Prazeres, ele não deu crédito, achou que eu não estava falando sério, fiquei meses no "pé dele", até que ele acreditou, conversei com meu marido, ele aceitou e dei entrada na minha remoção.

Tudo por acreditar em uma causa. Cheguei em SAJ, em junho de 2008, fiquei lá até janeiro de 2010. Voltei por questões pessoais, mas DEIXEI lá um trabalho organizado, estruturado; TROUXE de lá a imagem de dois profissionais MARAVILHOSOS: Creuza Doroteo - Gestora do Col. Est. Francisco da Conceição Menezes, onde a SRM foi implantada. Profissional competente, humana, que quando comuniquei que voltaria para Salvador, ela me disse: "Não vou permitir." O outro ser humano excepcional foi o Diretor da DIREC 04 - Clóves Ezequiel, homem sensível, humano, carismático e justo, quando disse a ele que precisava voltar a Salvador, ele me disse: "Será uma pena. Uma qualidade que a diferencia de outros profissionais, Liliane, é que você além de ter a competência, você tem amor pelo que faz."

E não podia deixar de falar sobre o maior presente que recebi de SAJ, minha amiga Aline Santana, minha pupila, que ficou responsável e o é, até hoje, pelo trabalho na área de Surdez em SAJ.








  • 1ª OFICINA DE LIBRAS DO COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO DA CONCEIÇÃO - SANTO ANTÔNIO DE JESUS/BA - 30 de Junho de 2008






  • CURSO DE LIBRAS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS/BA - PROMOVIDO PELO CAS - Abril a 30 de Junho de 2010



Esta turma, também, foi muito especial para mim, porque acompanharam minha gravidez. Eu saía toda sexta-feira, de manhã cedo, via ferry-boat para Santo Antônio de Jesus; às vezes, acordava tão enjoada, tão, tão...., mas ao pensar na turma me esperando, uma turma NOTA 10, eu me fortalecia.
Obrigada por tudo pessoal, até a próxima.






  • PALESTRA QUE FIZ EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS PARA OS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO - 18 de Março de 2010


  • FUI CONVIDADA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS PARA MINISTRAR CURSO DE LIBRAS E FALAR SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS NO I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - 14 e 15 de Setembro de 2009


Assista a entrevista que dei para a TV Recôncavo: Entrevista a TV Recôncavo | INFOSAJ

Veja o vídeo do encontroVídeo do Encontro






Nenhum comentário:

Aprenda no SILÊNCIO!!!

Espero que minhas contribuições te enriqueçam de alguma forma.