SIM. E a recompensa pode ir muito além do sorriso do garoto do lado...
GAPES
– GRUPO DE APOIO PARA PROFESSORES QUE ENSINAM SURDOS
O que é GAPES ?
Todo grupo de estudo tem sua coesão e boa ordem asseguradas por um núcleo de pessoas que assume o grupo todo em seus estudos e dificuldades. As pessoas que o integram devem assumi-lo como um grupo especial para o serviço dos alunos surdos. Devem estudar, trocar informações para o crescimento e necessidades do grupo e como atendê-las.
Pessoas que estejam
estudando LIBRAS e desejam transmiti-la aos outros;
Pessoas que já tenham
tempo trabalhando com alunos surdos e uma vivência com a inclusão;
Pessoas que desejam saber
mais sobre LIBRAS;
Pessoas que se interessam
em ajudar os alunos surdos carentes.
Qual a tarefa principal do grupo?
Os professores devem contribuir em tudo
com o crescimento do grupo, sendo responsáveis e fieis aos encontros. É
de grande importância que os membros do grupo sejam da Rede Pública de Ensino e
saibam ouvir os colegas quando das opiniões divergentes.
O grupo deve motivar os professores a desenvolverem
suas metodologias centralizadas no aprendizado dos alunos surdos. O grupo deve
ser unido e ter a confiança de todos os participantes. Deve orientar as
dificuldades de alguns professores usando do discernimento e da escuta. É
preciso que os membros do grupo sejam unidos e tenham ótima compreensão mútua.
O grupo não é um status e sim um serviço aos professores e deve estar atento a
tudo o que se passa nos encontros.
COMO O GRUPO DEVE PREPARAR-SE PARA O ENCONTRO DE ESTUDOS
O grupo deve preparar-se pela coleta de
material na área, leitura de artigos. As experiências diárias na sala de aula são muito importantes.
É o tempo que lhe damos para que troquem experiências , afine nossos ouvidos
para reconhecermos onde temos falhado. Todos devem ser incentivados a estudar e
desenvolver um bom trabalho com os alunos surdos.
Conclusão
No dia em que julgarmos que já sabemos como educar os
alunos surdos ou/e ouvintes, nesse dia já não seremos mais aptos a
fazê-lo. Quem normalmente está na sala de aula deve prestar atenção nesse
aspecto. O que é mais necessário em primeiro lugar é o reconhecimento de
nossa impotência e ao mesmo tempo a confiança para agir através de nossas
limitações. Muitos acreditam que não serão capazes de ensinar aos surdos. Estão
com metade da verdade, apenas, porque sozinhos lhes seria realmente
impossível, mas se esquecem de que existem outros profissionais que podem
auxilia-lo. Enganam-se pensando que Deus nos pede unicamente aquilo que podemos
realizar ou que está dentro das nossas capacidades. Não. Muitas vezes ele nos
pede coisas que não podemos ou sabemos fazer. É para que ponhamos então toda a
nossa confiança nEle e não em nós mesmos.
Interessados : Entrar em contato por e-mail com a Prof.ª Liliane
Duques
E-mail: lilianeduques@uol.com.br