PLANO DE AULA
Data:
Professora:
Disciplina: Língua Portuguesa para Surdos - L2
Série:
Tema: Terremoto e Tsunami no Japão.
Objetivo: _ Utilizar as TICs como fonte de informação e ampliação de conhecimento.
_ Ler textos informativos na internet.
_ Ler e interpretar informações obtidas na internet, relacionando-as com textos impressos já conhecidos.
Conteúdo: Compreensão de Texto.
Desenvolvimento do tema:
O trabalho partirá da proposta de Sueli Fernandes (Educação Bilíngüe para surdos: trilhando caminhos para a prática pedagógica, 2004, p.18). Segundo Fernandes (2004, p.18):
“Toda leitura/produção escrita deve seguir os seguintes aspectos:
1. Contextualização visual do texto;
2. “Leitura” do texto em LIBRAS (conhecimento prévio de elementos intertextuais);
3. Percepção de elementos lingüísticos significativos, com funções importantes no texto, relacionados à sua tipologia e estilo/registro (elementos textuais);
4. Leitura individual/avaliação das hipóteses de leitura;
5. (Re) elaboração escrita com vistas a sistematização.”
Primeiro momento - Os alunos assistirão, pela internet, a três vídeos sobre o terremoto e o tsunami no Japão.
Segundo momento – Após os vídeos, o professor irá fazer uma explanação do que foi visto, e do tema, fará, também, questionamentos aos alunos, que terá como objetivo dar uma compreensão da forma de construção do texto:
• O que aconteceu? (fato);
• Com quem aconteceu?
• Onde aconteceu?
• O que resultou?
No terceiro momento, o professor iniciará o trabalho com o texto, apresentando-o por meio da TIC; paralelo a este, o professor destacará as palavras do texto, trabalhando sinal/significado. Após este momento, o professor iniciará a leitura do texto.
No quarto momento, os alunos farão uma leitura silenciosa.
Recursos didáticos: TIC, xerox do texto.
Bibliografia:
FERNANDES, Sueli. Letramento na Educação Bilingue para Surdos. IN: BERBERIAN, Ana Paula; MASSI, Giselle; DE ANGELIS, Cristiane C. Mori (orgs.). Letramento: Referências em Saúde e Educação. São Paulo: Plexus, 2006.
_______. Educação Bilingue para Surdos: trilhando caminhos para a prática pedagógica. Curitiba: SEES/DEEE, 2004, p.18.
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