terça-feira, 10 de julho de 2012

PLANEJAMENTO DE CURSO PORTUGUÊS PARA SURDOS

DISCIPLINA: Português para surdos (L2)


SÉRIES: 5 e 6

PROFESSOR(A):



OBJETIVOS GERAIS:

• Valer-se da língua para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, bem como de interpretar e considerar as ideias e significados, utilizando a LIBRAS para a compreensão ou como recurso;

• Utilizar a língua como instrumento de aprendizagem e valorizar a leitura como via de acesso ao mundo que é criado;

• Conhecer e utilizar as diferentes variedades linguisticas (gramática e ortografia) do português escrito e falado.



OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Desenvolver a habilidade de produção de texto;

• Ampliar os conhecimentos do aluno com relação ao uso dos sinais de pontuação, aumentativo e diminutivo, artigos, pronomes, adjetivos, verbos, sujeito e predicados;

• Compreensão de texto e aplicação do vocabulário adequado na redação;

• Traduzir e interpretar o vocabulário do texto, aplicando-o em frases com o uso da LIBRAS;

• Valorizar a experiência dos alunos e estimular a sua criatividade e a capacidade de observação;

• Redigir uma história a partir de gravuras ou filme assistido acompanhado pela professora;

• Desenvolver a habilidade de distinguir os tempos presente, passado e futuro;

• Operar com a noção de sujeito e predicado.







CONTEÚDOS

• Gramática: frases, pontuação, acentuação, artigos, pronomes, adjetivos, verbos, sujeito e predicado;

• Elaboração de diferentes textos;

• Vocabulário – significação das palavras dentro de um texto;

• Interpretação através de leituras de textos, gravuras e filmes.



METODOLOGIA

Será feita uma integração das abordagens e explicações relacionadas à disciplina de português, com as demais, utilizando os textos e imagens das outras disciplinas para trabalhar a gramática da língua portuguesa, facilitando a compreensão dos textos das demais disciplinas. O aluno aprenderá a forma aceita de escrever no momento que aparecerem os erros e as duvidas, durante qualquer produção escrita, coletiva ou individual, auxiliando no uso da gramática ou ortografia.

O professor dará ênfase a dramatizações para a significação do vocabulário, explorando a expressão corporal que surgirá a partir das características dos textos. Além das dramatizações, o professor irá propor a turma jogos, cruzadinhas silábicas, enigmas e mensagens secretas, entre outros que surgirem.



RECURSOS DIDÁTICOS

• Xerox de vários textos, podendo integrar com outras disciplinas;

• Jornais, livros, revistas, etc.;

• Datashow;

• Vídeos, TV, DVD.



AVALIAÇÃO

• Interesse e participação;

• Trabalhos (aspectos estéticos e conteúdo);

• Aspecto gramatical e ortográfico na produção dos textos e frases escritas pelos alunos.

FAMÍLIA - Exercício de fixação



Atividades diversas












Aprenda no SILÊNCIO!!!

Espero que minhas contribuições te enriqueçam de alguma forma.