Conceito de AEE - O AEE é um serviço da educação especial voltado para a vida escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, considerando as suas necessidades específicas de forma a promover acesso, participação e interação nas atividades escolares.
Institucionalização da oferta do AEE, no PPP da escola regular, resolução nº4/2009, art.10º.
OBJETIVOS GERAIS
Ex.: Apoiar a unidade escolar em um processo de inclusão responsável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ex. Realizar formação continuada na escola comum.
METAS
Realizar 04 formações para escola comum.
EQUIPE PEDAGÓGICA
Relação dos docentes, formação de cada docente, carga horária, turnos de trabalho.
RELAÇÃO DE ALUNOS Nome/idade/série-ciclo/turno/deficiência/NEE
Horário de atividades
RELAÇÃO DE ALUNOS
Nome/idade/série-ciclo/turno/deficiência/NEE
Horário de atividades
AVALIAÇÃO
Ao término do ano letivo, apresentar a comunidade escolar, as ações previstas e planejadas que foram realizadas ou não.
RECURSOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Para realização do plano: equipamentos, protocolos, etc...
PLANO DE TRABALHO
Corresponde ao detalhamento das ações, relacionadas com os objetivos específicos, conforme necessidade educacional, série, disciplina. No caso da SRM, correspondem as ações por área.
O PLANO DE AÇÃO/ TRABALHO DO PROFESSOR - Implica no registro escrito e sistematizado do planejamento do professor; Antecipa a ação do professor, organizando o tempo e o material de forma adequada. Permite uma avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Orienta /direciona o trabalho do professor.
PLANO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO
NOME DO ALUNO:
SÉRIE: __________________ANO: __________________
DATA DE NASCIMENTO: ___
PERÍODO DA EXECUÇÃO DO PLANO: _________________________
PROFESSOR (ES) DO AEE: ___________________
PROFESSOR (ES) DA CLASSE REGULAR:___________________
1- Ações necessárias para atender às necessidades Educacionais especiais do aluno:
Ações já existentes Necessárias Precisam desenvolver
Âmbitos
ESCOLA
SALA DE AULA
FAMÍLIA
SAÚDE
REFERÊNCIAS
PARO, V. H. Gestão democrática na escola pública. São Paulo: Ática, 1997.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução as teorias de currículo. Belo Horizonte: Autentica, 1999.
VASCONCELOS, C. dos S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. SP: Cortez, 1997.
VEIGA, I.P. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.
VEIGA, I. P. e FONSECA, M. (org.). As dimensões do Projeto Político Pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas: Papirus, 2001.
ORIENTAÇÕES:
Apresentar o Plano de Ação/ano durante a Jornada Pedagógica para a comunidade escolar. (registrar com lista de presença, fotos,etc.)
Entregar o Plano de Ação / ano na primeira reunião, com assinatura da Gestão, coordenação e Professores da SRM.