sábado, 30 de abril de 2011

PLANO DE AULA: SUBSTANTIVO

PLANO DE AULA


Data:
Escola:
Professora:
Disciplina: L2

Série:


Tema: Classes Gramaticais.

Objetivo: Desenvolver conhecimentos acerca do conteúdo substantivos de forma significativa e expressiva;

               Compreender e fixar o conteúdo estudado.

Conteúdo: Substantivo.

Desenvolvimento do tema:

O professor apresentará fichas com o conteúdo de Substantivos e cada um deve fazer a anotação no caderno. Será explicado de forma participativa o conceito de substantivo e sua classificação. Depois, os alunos farão uma atividade, cuja finalidade será trabalhar os substantivos apresentados anteriormente.

Recursos didáticos: caderno, lápis, fichas, xerox das atividades.

Avaliação: Será diagnóstica e processual, de acordo com a participação, interação e interesse nas atividades propostas.

Bibliografia:

SALLES, Heloísa Maria Moreira Lima [et al].. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Brasília: MEC, SEESP, 2004, p. 45-50.

PLANO DE AULA - COMPREENSÃO TEXTUAL II

PLANO DE AULA


Data:
Escola:
Professora:
Disciplina: L2

Série:


Tema: Terremoto e Tsunami no Japão.

Objetivo: _ Compreensão de texto e aplicação do vocabulário adequado na redação.

Conteúdo: Compreensão de Texto.

Desenvolvimento do tema:

Dando continuação a aula anterior, nesta, os alunos farão uma leitura individual, após, o professor apresentará fichas com palavras (terão outras fichas com a imagem da palavra) do texto e pedirá aos alunos que identifique no texto, as palavras, circulando-as.

No segundo momento, os alunos farão a identificação dos parágrafos, as palavras que os iniciam e os finalizam, e a numeração das linhas junto com o professor.

No terceiro momento, os alunos farão uma atividade de redação (segue modelo com o plano de aula).

Recursos didáticos: papel metro, fichas, Xerox da atividade.

Bibliografia:

SALLES, Heloísa Maria Moreira Lima [et al].. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Brasília: MEC, SEESP, 2004, p. 45-50.

______________________________________________________________

ATIVIDADE: O texto estudado mostra a catástrofe que ocorreu no Japão. Por meio da leitura e discussão sobre o assunto, adquirimos mais informações sobre o terremoto que abalou o país oriental. Escreva um parágrafo sobre este acidente.

FICHAS DO TEXTO (Apresentar as palavras com as imagens):

JAPÃO


MUNDO

TERREMOTO

ACONTECEU

TREMOR

GRANDES ESTRAGOS

TSUNAMI

OCEANO PACÍFICO

COMPREENSÃO TEXTUAL - TEXTO: Tsunami e Terremoto no Japão


MUNDO - Terremoto no Japão 2011

 O terremoto que aconteceu hoje, dia 11 de março de 2011, já é considerado um dos piores desastres naturais já ocorridos no Japão. O tremor conseguiu superar todos os outros que por ventura já abalaram o território japonês e recebeu a classificação de 7º pior terremoto da história, segundo constam as pesquisas do Serviço Geológico dos EUA. Agora mais de 50 países do Pacífico se encontram em estágio de alerta.

Apesar de não serem novidades no Japão, os terremotos de 11 de março causaram grandes estragos nas cidades atingidas. O abalo na região causou um tsunami devastador que ergueu ondas de até seis metros de altura. Os dados levantados mostram que o Abalo de magnitude 8,9 resultou em uma das mais horríveis catástrofes vivenciadas pelos japoneses nos últimos anos.

O tremor teve sua origem no Oceano Pacifico e em pouco tempo formou as ondas que devastaram trechos do Japão. O terremoto foi responsável por incêndios nas cidades japonesas, além de interferir nos transportes coletivos. Por enquanto não há relato de brasileiros atingidos pela catástrofe segundo as informações da Embaixada no Brasil em Tóquio.



FONTE: http://www.mundodastribos.com/terremoto-no-japao-2011




AULA: COMPREENSÃO DE TEXTO - PARTE I

Este é o meu modelo de PLANO DE AULA. Abaixo segue o plano de aula para o assunto de compreensão textual, tomando como base o terremoto e tsunami que houve no Japão.

Esta aula e as que se seguirem, podem ser aplicadas para alunos da 5 série em diante.


PLANO DE AULA


Data:
Escola: 


Professora:
Disciplina: L2

Série:



Tema: Terremoto e Tsunami no Japão.

Objetivos: _ Utilizar a Internet como fonte de informação e ampliação de conhecimento.

                  _ Ler textos informativos.

                  _ Ler e interpretar informações, relacionando-as com textos já conhecidos.

Conteúdo: Compreensão de Texto.

Desenvolvimento do tema:

O trabalho partirá da proposta de Sueli Fernandes (Educação Bilíngüe para surdos: trilhando caminhos para a prática pedagógica, 2004, p.18). Segundo Fernandes (2004, p.18):

“Toda leitura/produção escrita deve seguir os seguintes aspectos:

1. Contextualização visual do texto;

2. “Leitura” do texto em LIBRAS (conhecimento prévio de elementos intertextuais);

3. Percepção de elementos lingüísticos significativos, com funções importantes no texto, relacionados à sua tipologia e estilo/registro (elementos textuais);

4. Leitura individual/avaliação das hipóteses de leitura;

5. (Re) elaboração escrita com vistas a sistematização.”



Primeiro momento - Os alunos assistirão a três vídeos sobre o terremoto e o tsunami no Japão.

Segundo momento – Após os vídeos, o professor irá fazer uma explanação do que foi visto, e do tema, fará, também, questionamentos aos alunos, que terá como objetivo dar uma compreensão da forma de construção do texto:

• O que aconteceu? (fato);

• Com quem aconteceu?

• Onde aconteceu?

• O que resultou?



No terceiro momento, o professor iniciará o trabalho com o texto, apresentando-o em papel metro; paralelo a este, o professor destacará as palavras do texto, trabalhando sinal/significado. Após este momento, o professor iniciará a leitura do texto.

No quarto momento, os alunos farão uma leitura silenciosa

Recursos didáticos: papel metro, datashow, Xerox do texto.

Bibliografia:

FERNANDES, Sueli. Letramento na Educação Bilingue para Surdos. IN: BERBERIAN, Ana Paula; MASSI, Giselle; DE ANGELIS, Cristiane C. Mori (orgs.). Letramento: Referências em Saúde e Educação. São Paulo: Plexus, 2006.

_______. Educação Bilingue para Surdos: trilhando caminhos para a prática pedagógica. Curitiba: SEES/DEEE, 2004, p.18.

Aprenda no SILÊNCIO!!!

Espero que minhas contribuições te enriqueçam de alguma forma.