quinta-feira, 3 de março de 2011
PLANEJAMENTO DE CURSO PORTUGUÊS PARA SURDOS
DISCIPLINA: Português para surdos (L2)
TURMA: Ciclo III (5 e 6)
OBJETIVOS GERAIS:
• Valer-se da língua para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, bem como de interpretar e considerar as ideias e significados, utilizando a LIBRAS para a compreensão ou como recurso;
• Utilizar a língua como instrumento de aprendizagem e valorizar a leitura como via de acesso ao mundo que é criado;
• Conhecer e utilizar as diferentes variedades linguisticas (gramática e ortografia) do português escrito e falado.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Desenvolver a habilidade de produção de texto;
• Ampliar os conhecimentos do aluno com relação ao uso dos sinais de pontuação, aumentativo e diminutivo, artigos, pronomes, adjetivos, verbos, sujeito e predicados;
• Compreensão de texto e aplicação do vocabulário adequado na redação;
• Traduzir e interpretar o vocabulário do texto, aplicando-o em frases com o uso da LIBRAS;
• Valorizar a experiência dos alunos e estimular a sua criatividade e a capacidade de observação;
• Redigir uma história a partir de gravuras ou filme assistido acompanhado pela professora;
• Desenvolver a habilidade de distinguir os tempos presente, passado e futuro;
• Operar com a noção de sujeito e predicado.
CONTEÚDOS
• Gramática: frases, pontuação, acentuação, artigos, pronomes, adjetivos, verbos, sujeito e predicado;
• Elaboração de diferentes textos;
• Vocabulário – significação das palavras dentro de um texto;
• Interpretação através de leituras de textos, gravuras e filmes.
METODOLOGIA
Será feita uma integração das abordagens e explicações relacionadas à disciplina de português, com as demais, utilizando os textos e imagens das outras disciplinas para trabalhar a gramática da língua portuguesa, facilitando a compreensão dos textos das demais disciplinas. O aluno aprenderá a forma aceita de escrever no momento que aparecerem os erros e as duvidas, durante qualquer produção escrita, coletiva ou individual, auxiliando no uso da gramática ou ortografia.
O professor dará ênfase a dramatizações para a significação do vocabulário, explorando a expressão corporal que surgirá a partir das características dos textos. Além das dramatizações, o professor irá propor a turma jogos, cruzadinhas silábicas, enigmas e mensagens secretas, entre outros que surgirem.
RECURSOS DIDÁTICOS
• Xerox de vários textos, podendo integrar com outras disciplinas;
• Jornais, livros, revistas, etc.;
• Datashow;
• Vídeos, TV, DVD.
AVALIAÇÃO
• Interesse e participação;
• Trabalhos (aspectos estéticos e conteúdo);
• Aspecto gramatical e ortográfico na produção dos textos e frases escritas pelos alunos.
TURMA: Ciclo III (5 e 6)
OBJETIVOS GERAIS:
• Valer-se da língua para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, bem como de interpretar e considerar as ideias e significados, utilizando a LIBRAS para a compreensão ou como recurso;
• Utilizar a língua como instrumento de aprendizagem e valorizar a leitura como via de acesso ao mundo que é criado;
• Conhecer e utilizar as diferentes variedades linguisticas (gramática e ortografia) do português escrito e falado.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Desenvolver a habilidade de produção de texto;
• Ampliar os conhecimentos do aluno com relação ao uso dos sinais de pontuação, aumentativo e diminutivo, artigos, pronomes, adjetivos, verbos, sujeito e predicados;
• Compreensão de texto e aplicação do vocabulário adequado na redação;
• Traduzir e interpretar o vocabulário do texto, aplicando-o em frases com o uso da LIBRAS;
• Valorizar a experiência dos alunos e estimular a sua criatividade e a capacidade de observação;
• Redigir uma história a partir de gravuras ou filme assistido acompanhado pela professora;
• Desenvolver a habilidade de distinguir os tempos presente, passado e futuro;
• Operar com a noção de sujeito e predicado.
CONTEÚDOS
• Gramática: frases, pontuação, acentuação, artigos, pronomes, adjetivos, verbos, sujeito e predicado;
• Elaboração de diferentes textos;
• Vocabulário – significação das palavras dentro de um texto;
• Interpretação através de leituras de textos, gravuras e filmes.
METODOLOGIA
Será feita uma integração das abordagens e explicações relacionadas à disciplina de português, com as demais, utilizando os textos e imagens das outras disciplinas para trabalhar a gramática da língua portuguesa, facilitando a compreensão dos textos das demais disciplinas. O aluno aprenderá a forma aceita de escrever no momento que aparecerem os erros e as duvidas, durante qualquer produção escrita, coletiva ou individual, auxiliando no uso da gramática ou ortografia.
O professor dará ênfase a dramatizações para a significação do vocabulário, explorando a expressão corporal que surgirá a partir das características dos textos. Além das dramatizações, o professor irá propor a turma jogos, cruzadinhas silábicas, enigmas e mensagens secretas, entre outros que surgirem.
RECURSOS DIDÁTICOS
• Xerox de vários textos, podendo integrar com outras disciplinas;
• Jornais, livros, revistas, etc.;
• Datashow;
• Vídeos, TV, DVD.
AVALIAÇÃO
• Interesse e participação;
• Trabalhos (aspectos estéticos e conteúdo);
• Aspecto gramatical e ortográfico na produção dos textos e frases escritas pelos alunos.
Assinar:
Postagens (Atom)