sábado, 30 de abril de 2011

AULA: COMPREENSÃO DE TEXTO - PARTE I

Este é o meu modelo de PLANO DE AULA. Abaixo segue o plano de aula para o assunto de compreensão textual, tomando como base o terremoto e tsunami que houve no Japão.

Esta aula e as que se seguirem, podem ser aplicadas para alunos da 5 série em diante.


PLANO DE AULA


Data:
Escola: 


Professora:
Disciplina: L2

Série:



Tema: Terremoto e Tsunami no Japão.

Objetivos: _ Utilizar a Internet como fonte de informação e ampliação de conhecimento.

                  _ Ler textos informativos.

                  _ Ler e interpretar informações, relacionando-as com textos já conhecidos.

Conteúdo: Compreensão de Texto.

Desenvolvimento do tema:

O trabalho partirá da proposta de Sueli Fernandes (Educação Bilíngüe para surdos: trilhando caminhos para a prática pedagógica, 2004, p.18). Segundo Fernandes (2004, p.18):

“Toda leitura/produção escrita deve seguir os seguintes aspectos:

1. Contextualização visual do texto;

2. “Leitura” do texto em LIBRAS (conhecimento prévio de elementos intertextuais);

3. Percepção de elementos lingüísticos significativos, com funções importantes no texto, relacionados à sua tipologia e estilo/registro (elementos textuais);

4. Leitura individual/avaliação das hipóteses de leitura;

5. (Re) elaboração escrita com vistas a sistematização.”



Primeiro momento - Os alunos assistirão a três vídeos sobre o terremoto e o tsunami no Japão.

Segundo momento – Após os vídeos, o professor irá fazer uma explanação do que foi visto, e do tema, fará, também, questionamentos aos alunos, que terá como objetivo dar uma compreensão da forma de construção do texto:

• O que aconteceu? (fato);

• Com quem aconteceu?

• Onde aconteceu?

• O que resultou?



No terceiro momento, o professor iniciará o trabalho com o texto, apresentando-o em papel metro; paralelo a este, o professor destacará as palavras do texto, trabalhando sinal/significado. Após este momento, o professor iniciará a leitura do texto.

No quarto momento, os alunos farão uma leitura silenciosa

Recursos didáticos: papel metro, datashow, Xerox do texto.

Bibliografia:

FERNANDES, Sueli. Letramento na Educação Bilingue para Surdos. IN: BERBERIAN, Ana Paula; MASSI, Giselle; DE ANGELIS, Cristiane C. Mori (orgs.). Letramento: Referências em Saúde e Educação. São Paulo: Plexus, 2006.

_______. Educação Bilingue para Surdos: trilhando caminhos para a prática pedagógica. Curitiba: SEES/DEEE, 2004, p.18.

Nenhum comentário:

Aprenda no SILÊNCIO!!!

Espero que minhas contribuições te enriqueçam de alguma forma.