Na aula que eu trabalho compreensão de texto, procuro selecionar textos pequenos, com um vocabulário de acordo com a turma e que tenha imagens.
Os alunos surdos que frequantam a minha aula de L2 são do interior, possuem pouca bagagem e por isso venho trabalhando, paulatinamente e pacientemente, textos simples, cuja temática façam parte do universo deles.
O texto Maravilhas da Natureza: Cadeia Alimentar faz parte da minha pasta pessoal de textos e que, agora, compartilho com vocês para colaborar com o aprendizado de L2.

PASSO II - Pedi que cada um me relatasse o que estavam vendo. No primeiro momento, achei que eles fossem me contar de forma solta, sem um encadeamento de ideias, mas qual foi minha surpresa e felicidade, quando cada um me relatou de forma coerente o que estava acontecendo nos quadrinhos.
PASSO III - Percebendo que eles tinham entendido a história, trabalhei o vocabulário, iniciando pelo título até os nomes que não estavam escritos no texto, mas que já sabíamos.
PASSO IV - Depois de trabalhar as palavras, coloquei três perguntas sobre a compreensão do texto, relacionadas com o nome dos animais e vegetais que participavam da historinha, e o que acontecia no final.
Foi uma aula MARAVILHOSA, daquelas que o professor sai com a sensação de que seus alunos subiram mais um degrau no aprendizado, e se tratando dos surdos, minha sensação foi em dobro, porque eu bem sei o esforço que eles fazem para dominar a L1 e aprender e apreender a L2.